domingo, 25 de setembro de 2011

Solidão


A dor da solidão..dói-nos desde que nascemos!...
Jamais poderemos lutar contra as trevas da solidão, jamais poderão ser combatidas directamente, nem a escuridão, nem o medo do isolamento!..A razão é que todas essas coisas não existem; elas são simples ausências de alguma coisa, assim como a escuridão é ausência de luz. "Solidão" é similar a escuridão!...
Solidão e solitude são sinónimos no dicionário, mas a existência não segue seus dicionários e ainda ninguém tentou fazer um dicionário existencial que não seja contraditório à existência.
Solidão é ausência..não conhecendo a nossa solitude, surge o medo..medo de estar só, apegamo-nos então a algo, a alguém, a algum relacionamento, só para manter a ilusão de que não estamos sózinhos!..Mas sabemos que estamos!...daí a dor!..
Por um lado, apegamo-nos a algo que não é real, que é apenas um arranjo temporário, um relacionamento, uma amizade..E enquanto estamos nesse estado, criamos uma pequena ilusão de esquecer a solidão..Só que, subitamente, a seguir, tornamo-nos conscientes de que o relacionamento ou a amizade não são permanentes. Ontem, conhecia esse homem ou essa mulher, e eram estranhos...hoje são amigos...e quem sabe àmanhã!...Amanhã podem ser estranhos novamente...e eis o sofrimento!...
Esta fugaz ilusão dá um certo alivio, mas não pode criar a realidade para que todo o medo desapareça!..Reprime o medo, sentimo-nos bem ou tentamos sentirmo-nos bem, mas apenas à superficie!..Mas atrás da ilusão - e a ilusão é tão fina, que se pode ver por trás dela- há dor no coração porque o coração sabe bem que àmanhã as coisas podem não ser as mesmas...e elas não são as mesmas!...
Mesmo que uma esposa ou marido permaneçam juntos toda a sua vida, isso não quer dizer que o amor permaneça o mesmo. De facto, em vez de lhe dar uma companhia, lhe dão um peso para carregar e temos que carregar outra pessoa solitária...E, acaba a esperança, porque, uma vez que o amor desaparece, ambos ficam sózinhos!...
Agora não é uma questão de se estar encantado um pelo outro , no máximo há tolerância  e paciências mútuas!..A solidão não mudou pela estratégia social do casamento!
Todo o esforço que tem sido dirigido para evitar a solidão fracassou, porque é contra os fundamentos da vida...o que é necessário não é alguma coisa com a qual possa esquece-la!..O que precisamos é tomar consciência da nossa solidão (que é a realidade), experienciá-la, senti-la, reparar como é bela, porque é a nossa liberdade da multidão, do outro...é  a liberdade do medo de ficar só!
Só a palavra "solidão" lembra que ela é como uma ferida, alguma coisa é necessária para preenchê-la..há um espaço vazio que dói e que precisa ser preenchido!
A palavra "solitude", contudo, não tem o mesmo sentido de um ferimento, de um espaço vazio que precisa de ser preenchido..por si só é completude! A pessoa é integral, não há nenhuma necessidade de ninguém mais a completar!...
Encontrando o nosso mais profundo centro, onde sempre estamos e estivemos sózinhos!..na vida, na morte, onde quer que estejamos, estaremos sós!...Mas esse estado é tão pleno, não é vazio, é Vida com todas as belezas e bençãos da existência e quando conseguirmos chegar à solitude, a dor da solidão desaparece!..Em vez disso, um novo ritmo de tremenda doçura, paz, alegria, felicidade, estará presente!...
Teremos amigos, mas estes já não serão uma necessidade, é apenas um compartilhar..."Ele tem tanto, ele pode compartilhar!..."
Porque amizade pode ser de dois tipos: uma é a amizade na qual se é um mendigo - procuramos alguma coisa do outro para aliviar nossa solidão - e o outro é também um mendigo, ele quer o mesmo!... E naturalmente os mendigos não se podem ajudar um ao outro!..Logo eles verão que o mendigar deles dobrou ou multiplicou a necessidade!..Em vez de um mendigo, agora são dois! E, se desafortunadamente, eles tiverem filhos, então, são toda uma  companhia de mendigos, estarão pedindo e ninguém terá nada para lhes dar!..Todos ficam zangados e frustrados e todos sentem que estão sendo enganados, logrados!..Mas ninguém está a enganar ou a lograr ninguém!..
Há que buscar a "solitude" , esquecer a solidão,a escuridão, esquecer essa dor!..A experiência da solitude irá dispersá-las instantaneamente!..Apenas permanecer atento à mente, tornar-se cada vez mais consciente, e, por conseguinte, de si mesmo!...e atingir a solitude!..

(Palavras transcritas de ensinamentos de um desses mestres (discipulo de Osho), que aparecem nas nossas vidas, quais anjos em terra e  as quais registo para que sempre fiquem guardadas na minha memória..resposta a uma das minhas maiores perguntas existenciais - a solidão!)...Grata eternamente por estas palavras, P.A.!! 


Sem comentários:

Enviar um comentário