domingo, 4 de agosto de 2013

A Caçadora Divina



Artemisa era a caçadora suprema , devido ao modo espontâneo como caçava.Preenchia muito facilmente as suas necessidades e vivia em perfeita harmonia com a floresta. Tudo na floresta amava Artemisa e era uma honra ser caçado por ela. Não parecia nunca que Artemisa estava a caçar; tudo o que ela precisava vinha até ela. Por isso, ela era a melhor caçadora, mas também fazia dela a presa mais dificil. A sua forma animal era um veado macho, quase impossível de caçar.
Artemisa vvia em perfeita harmonia na floresta, até que um dia um rei deu uma ordem a Hércules, o filho de Zeus, que andava à procura da sua própria transcendência. A ordem era que  Hércules tinha de caçar o veado mágico de Artemisa. Hércules, sendo o invencível filho de Zeus, não recusou; dirigiu-se à floresta para caçar o veado. O veado viu Hércules e não teve medo dele. Deixou que Hércules se aproximasse, mas quando Hércules tentou capturá-lo, ele fugiu. Não havia modo de Hércules poder apanhar este veado, a não ser que se tornasse um caçador melhor do que Artemisa.
Hércules apelou a Hermes, o mensageiro dos Deuses, o mais rápido, para lhe emprestar suas asas. Agora, Hércules era tão rápido como Hermes, e, em breve, a mais valiosa das presas estaria nas mãos de Hércules.
Podem imaginar a reacção de Artemisa. Ela foi caçada por Hércules e, claro, quis vingar-se. Queria caçar Hércules e fez os possíveis para o capturar, mas Hércules era agora a mais dificil das presas. Hércules era agora tão ligeiro que, embora tentando insistentemente, Artemisa não conseguia capturá-lo.
Artemisa não precisava de Hércules para nada. Sentia um forte desejo de o ter mas, claro, isso era apenas uma ilusão. Acreditava que estava apaixonada por Hércules e que o queria para si. A única coisa na sua mente, era apanhar Hércules e isso tornou-se uma obsessão até ao ponto de não se sentir mais feliz. Artemisa começou a mudar. Já não estava mais em harmonia com a floresta, porque agora ela caçava apenas pelo prazer de apanhar a presa. Artemisa quebrou as suas próprias regras e tornou-se um predador.
Os animais tinham medo e a floresta começou a rejeitá-la, mas Artemisa não se importava. Ela não via a verdade; apenas tinha Hércules na sua mente.
Hércules tinha muitos trabalhos para fazer mas, algumas vezes, ia para a floresta visitar Artemisa. Cada vez que o fazia, Artemisa fazia os possíveis por caçá-lo. Quando estava com Hércules, sentia-se muito feliz por estar com ele, mas sabia que ele havia de partir e tornou-se ciumenta e possessiva. De cada vez que Hércules partia, ela sofria e chorava. Odiava Hércules, mas também o amava.
Hércules não tinha ideia do que se passava na mente de Artemisa; ele não se apercebia que ela estava a caçá-lo. Na sua mente, ele nunca seria sua presa. Hércules amava e respeitava Artemisa, mas não era isto o que ela queria. Artemisa queria possuí-lo; ela queria caçá-lo e ser predadora dele. Claro que todos na floresta se aperceberam de diferença em Artemisa, excepto ela. Na sua mente, ela ainda era a caçadora divina. Não tinha consciência de que tinha caído. Ela não tinha consciência de que o céu, que era a floresta, se tinha tornado inferno, porque depois da sua queda o resto dos caçadores caiu com ela; todos se tornaram predadores.
Um dia Hermes tomou a forma de um animal e, exactamente quando Artemisa estava pronta para destruir Hércules, ele tornou-se um Deus e ela redescobriu a sabedoria que tinha perdido.Ele informou-a de que ela tinha caído e, com este conhecimento, Artemisa dirigiu-se a Hércules para lhe pedir o seu perdão. Não foi outra coisa senão a sua importância pessoal que a levou à queda. Ao falar com Hércules, compreendeu que nunca o tinha ofendido, porque não sabia o que se estava a passar na sua mente, Depois, olhou a floresta à sua volta e viu o que lhe tinha feito. Pediu desculpa a cada flor e a cada animal até que recuperou o amor. Uma vez mais, Artemisa tornou-se a caçadora divina.

In   A Mestria do Amor
      de Don Miguel Ruiz

Sem comentários:

Enviar um comentário