domingo, 26 de agosto de 2018

A menina esquecida



Recorda-me o cantarolar do galo logo pela manhã, os pássaros tocando na janela com seu chilrear, o cheiro do leite acabado de sair da vaquinha, o café feito pela avó no borralho, o pão escuro e grosseiro pronto na mesa para saciar a vida de um dia...As caminhadas a pé para a escola em manhãs de Inverno, enfiada em roupas de lã...
Recorda-me as fontes de água onde com a avó, ajudava a lavar a roupa, o cântaro de barro de água fresca a cantarolar, onde mergulhávamos um púcaro para refrescarmos...Recorda-me o cheiro do pão e da broa acabados de sair do forno...
Recorda-me os pic nics em dias da Ascensão, quando colhiamos papoilas e faziamos um ramalhete...
Recorda-me as desfolhadas na eira, na esperança de encontrar o maçaroca de milho vermelho.
Recorda-me as brincadeiras na rua, quando os nossos brinquedos poderiam ser uma simples pedra ou uma simples flor ou erva daninha...Recorda-me como era o jogo da macaca, a cabra-cega, andar de triciclo pela rua...
Recorda-me quando corria sem destino pelos campos com o meu cãozinho...a liberdade como companhia!
Recorda-me o cheiro dos pinheiros, a paz do verde circundante...
Recorda-me a ida à missa aos domingos com a avó,  cheirosas e bem vestidas como se de uma cerimónia se tratasse...
Recorda-me os cheiros, sabores, sons e cores da infância...e serei de novo menina, criança!



Sem comentários:

Enviar um comentário